Cantinho Beatriz Shaina


Coaching: O Mercado Que Movimenta Mais De U$ 2,3 Bilhões Ao Ano


Para alavancar as vendas do varejo é preciso muito planejamento, dominar a fundo os compradores e, além de tudo, ter um ótimo atendimento no ponto de venda. Paralelamente, o canal do e-commerce, sempre que potencializador de vendas perto ao freguês 2.0, também tem que ter estas premissas para que o negócio online prospere e gere lucro.


É como chamar os fiéis pra assistirem à missa, contudo não ter preparado o discurso ou nem sequer notar, de perto, os anseios pelos quais qualquer um deles demanda. No caso do varejo, quer seja no ponto de venda físico ou online, o empresário tem que se olhar a cada jogada, proporcionando a melhor experiência de compra quer seja por um viés, quer seja pelo outro.


Visto que, muito bem que sejam canais distintos, é bastante comum que o mesmo freguês do recinto físico se disponha a provavelmente obter pelo web site e vice-versa. Nesse sentido, e por não ponderar de forma macro, o empresário acaba cometendo alguns pecados, que no e-commerce, sem o olho no olho com o cliente, poderá estipular vez ou outra, o insucesso da operação.


Parece clichê essa declaração, contudo não é. Muito se bem que as grandes varejistas já saibam como se comportar no mundo online, vários menores e médios empresários ainda patinam, por meses, no momento em que ofertam seus item e serviços no e-commerce. Isso acontece já que, por mais que exista - e tem que haver - uma sintonia entre as campanhas, ações e coleções presentes no PDV físico, o e-commerce tem vida e dinâmica próprias.

  • Construir os tópicos ou categorias de focos (não várias)
  • Canais
  • Você poderá passar um longo tempo procurando o tópico genial
  • Publicidade (por ex.: Google Adsense)

Ele requer a checagem constante da concorrência online, e também um planejamento de marketing digital específico que ajudam a aprimorar o rankeamento da organização pela internet. Sem deixar de lado as estratégias nas redes sociais para aumentar o número de seguidores e, consequentemente, melhorar o tráfego de internautas dentro do website, ou melhor, aumentar os leads e gerar a venda.


Diferentemente do PDV físico, no qual o cliente terá tempo e será capaz de ser convencido a conduzir outro artefato aproximado, com a interessante atuação de um vendedor, no varejo online, a decepção por não ter o artefato em estoque é imediata. Algumas vezes o internauta se dirige ao e-commerce com uma busca específica e bem definida.


A procura pelo item, em geral, foi feita nos sites de busca (Google, Yahoo, Buscapé, etc.) e o anúncio localizado condiz com a tua necessidade. Mas acessar o blog e não encontrar o produto é alguma coisa dificultoso de ser sanado. São segundos, nos quais o comprador terá para olhar e pesquisar a não disponibilidade e por consequência, dirigir-se a outro web site.


É como uma compra por impulso, associada a: demanda específica, disponibilidade, valor e condições ou oferta para pagamento. Pros varejos online, é essencial investir em uma plataforma com uma infraestrutura pra atender a procura nesse tipo de operação. Isto significa expressar: além do portal, o varejista necessita meditar nas versões compatíveis pra mobile e até em aplicativos.


Há desde plataformas mais fácil, como a Woocommerce, compatível com blogs em WordPress, até plataformas mais complexas como Magento ou Vertex. Cada uma delas tem tuas vantagens e desvantagens, o interessante é que elas atendam às necessidades da empresa e resultem em um prazeroso gasto-privilégio, boa navegabilidade e design e ambiente coesivo com os objetivos da marca.


Caso contrário, o que poderia se tornar um negócio rentável, acaba sendo visto pelo consumidor como uma loja amadora, com sistema vagaroso e ineficiente, não transparecendo a confiança necessária. Outro ponto a ser destacado é a visualização dos produtos. Boas fotos, com diversos ângulos e de diferentes maneiras: sutil e ambientadas, ajudam a estabelecer a decisão de compra ou não, já que o cliente não tem a peça nas mãos.